Ideias para farmácias inovarem em gestão e vendas

Para aumentar e se destacar nas vendas é necessário reinventar e inovar o ponto de venda.
O Brasil já possui mais de 87 mil farmácias e drogarias e este número continua em expansão. Para se destacar é necessário inovar na comunicação, nas vendas, na gestão e em todos os outros itens que compõem o dia a dia do ponto de venda (PDV).

Confira como diversificar o mix de produtos vendidos na sua farmácia, como realizar dias de atenção farmacêutica, como realizar promoções e outras ideias para a o seu estabelecimento.

11 ideias para farmácias inovarem em gestão e vendas

– 1. Mantenha canais de comunicação on-line com seus clientes
É essencial manter uma boa comunicação com os clientes para se destacar. Redes sociais e aplicativos de conversa são a maneira mais atual de fazer isso, através de plataformas on-line.

Explique sobre produtos muito utilizados na estação, como o protetor solar no verão, e divulgue nas redes sociais, em e-mails marketing e links patrocinados no Google. Invista em conteúdo de qualidade, atendendo a dúvidas de saúde dos clientes, por exemplo.

Conteúdos com links para ofertas de kits de protetores solares e outros itens para pele, que ao clicar, o cliente é direcionado ao seu e-commerce ou site.

Agregar valor ao negócio, pode aumentar as vendas e o fluxo de visitas, além de fazer com que seu cliente esteja sempre a par das novidades da sua farmácia ou drogaria.

– 2. Ofereça serviços de entrega para fidelizar clientes
O delivery, sistema de entrega a domicílio se apresentam como uma alternativa para se destacar em meio aos concorrentes, bem como para agregar mais valor a sua empresa e diversificar suas vendas.

Comprovado pelas maiores redes do Brasil; a melhor forma de trazer resultado para o seu delivery é utilizando o imã de geladeira.

Produtos farmacêuticos são itens que podem ser necessários em qualquer hora do dia e em qualquer lugar.
É possível que o cliente opte por escolher a sua farmácia ao invés das concorrentes, tendo um bom sistema de delivery. Contudo, para criar e gerir um sistema de delivery é necessário estudar o seu negócio, a região de atuação e realizar um planejamento. Além disso, é necessário possuir um aparato logístico, como motos, máquinas de cartão, combustível, equipamentos de segurança, motoboys, entre outros.
A dica para facilitar e baratear o serviço é terceirizar as entregas. Isso porque motoboys terceirizados podem ser contratados por corrida feita ou por um volume específico de entregas, diminuindo os gastos com salários e insumos trabalhistas, por exemplo.
Terceirizado ou não, é necessário investir em tecnologia para controlar o estoque e traçar as melhores rotas de entrega, por exemplo, bem como divulgar os serviços em redes sociais, panfletos, na comunicação da loja e em outros canais que sua farmácia possua.

“Atenção: Não perca o seu lucro para aplicativos “milagrosos” você pode fazer muito mais sem eles”

– 3. Diversifique os produtos vendidos em sua farmácia
O gerenciamento de categoria é fundamental para o bom desempenho nas vendas porque a maneira como os produtos estão distribuídos no PDV interfere nas compras do consumidor.

Dicas para diversificar a acertar no mix de produtos vendidos em sua farmácia:
– Coloque categorias similares lado a lado:  condicionador e xampu, por exemplo, devem estar juntos. Contudo, os produtos devem estar divididos em grupos e subgrupos como medicamentos, maquiagens, cosméticos, higiene, etc.

  • Atenção a comunicação:
    as apresentações diferentes do mesmo produto devem estar próximas, para facilitar a busca do cliente.
  • Oportunidades da sazonalidade:
    destaque os produtos mais utilizados durante cada estação ou época comemorativa.
  • Baixe nosso e-book gratuito e entenda melhor sobre o gerenciamento de categorias:
    Gerenciamento por Categorias em favor das vendas em farmácias
  • Coloque produtos de uso frequente próximo ao caixa:
    abastecer o check out com itens de bastante uso incentiva o consumidor a comprá-los mesmo que tais produtos não estejam em seu planejamento inicial. Exemplos desses produtos são: chicletes, analgésicos, lâminas de barbear, etc.

– 4. Desenvolva canais de críticas e elogios de seus clientes
Criar um canal de comunicação é importante, para a boa experiência de compra do consumidor, .
Realizando ações como o envio de mensagens em data especiais como o aniversário do cliente ou o Natal, procure manter um vínculo com o cliente.
Redes sociais ou do site da drogaria, através desse veículo de mensagens, o cliente também pode enviar seus elogios, sugestões e críticas, bem como tirar dúvidas sobre a disponibilidade de serviços e produtos. Auxiliando, desse modo, a fidelizar os clientes.

– 5. Aposte em marketing local para atrair mais clientes
O geomarketing ou marketing local é uma técnica que usa a geografia para atingir o consumidor com ações publicitárias de acordo com o local onde se encontra.
É possível criar postagens nas redes sociais e impulsioná-las para que atinjam apenas as pessoas que estiverem em determinada localidade. Desse modo, atingindo o público da região da sua drogaria.

– 6. Realize dias de atenção farmacêutica gratuita
Organize eventos gratuitos para aferição de pressão, orientação sobre o correto uso de medicamentos, medição da glicemia e para informar sobre o calendário de vacinação, por exemplo.
O farmacêutico é o ponto mais próximo da saúde diária de um paciente. Por isso, dias de atenção farmacêutica gratuita podem atrair mais pessoas para a sua farmácia, gerar mais vendas, bem como auxiliar na saúde da população.

– 7. Mantenha o controle de estoque e vencimento em dia
As compras não devem ser feitas baseadas em “achismos”, por isso, o controle do estoque é essencial para não haver perdas de produtos devido ao vencimento ou falta dos mesmos.

Ter o conhecimento de quando o fornecedor realiza as entregas é necessário, quais produtos têm maior saída e a quantidade necessária até a próxima remessa. Assim, evitando a perda de dinheiro pela falta de determinado medicamento, por exemplo, ou pela falta de outro.
É indicado a instalação de um sistema de gestão com gráficos e relatórios que apresentam o giro de todos os itens do estoque, um sistema pode auxiliá-lo a controlar o vencimento dos produtos no estoque e nas prateleiras.

Considere a sazonalidade – o estoque também deve levar em conta a sazonalidade, porque os produtos com mais saída variam dependendo da época do ano. Por exemplo, durante o verão, protetores solares e repelentes são mais consumidos do que durante o inverno.

– 8. Considere realizar promoções e ações em datas especiais
Datas como a Páscoa, o Natal, o Ano Novo  e o aniversário dos clientes podem ser oportunidades para aproximar o relacionamento com o cliente, bem como ser uma estratégia para fazê-lo lembrar da sua drogaria antes de outras.
Traçar campanhas com antecedência, realizar ações de marketing e ser assertivo na negociação dos melhores preços das ações promocionais. Isso atrai mais clientes e estimulará o consumo.

“Os ganhos são proporcionais aos investimentos. Se você comprar um material promocional mais bonito, decorar a loja, trabalhar a comunicação, irá atrair mais gente. Mas só de propor algo diferente e trabalhar essas datas com frequência, já é possível a rentabilidade”, garante o consultor José Carmo Vieira, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), em entrevista dada a revista Guia da Farmácia.
Atente-se a datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, o Natal e a sazonalidade, mas também a datas menos conhecidas, mas importantes para a sua cidade. Dica: seguir o calendário oficial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou de uma entidade comercial local.

Realize um planejamento logo em seguida, para estudar e entender o comportamento do consumidor em tais períodos.

Durante as festas de final de ano, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados é maior, então o estoque de medicamentos para o fígado e o estômago deve ser abastecido com maior atenção.

– 9. Procure manter um blog atualizado
Atualmente, fazer pesquisas em sites de busca é algo comum do cotidiano das pessoas.
Desse modo, para aumentar as visitas e a visibilidade do site da sua drogaria é indicado criar conteúdos em um blog. Isso porque investir em marketing de conteúdo é importante para chamar a atenção de possíveis clientes.
Desenvolva conteúdos com dicas de bem-estar, saúde, proteção e outros assuntos, e garanta que as palavras-chave estejam bem trabalhadas. Assim, garantindo uma melhor colocação em sites de pesquisa.

– 10. Atualize as informações de contato da sua empresa na internet
Informações de contato são essenciais para o cliente mandar suas sugestões, dúvidas e chegar até a sua farmácia.
Atualiza-las periodicamente é essencial para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o cliente.
Outra dica é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio. Assim, todas as pessoas que buscarem o nome da sua drogaria no Google terão informações sobre o endereço, site, telefone, horário de funcionamento, entre outros.

IDEIAS PARA ORGANIZAR O ESTOQUE NAS FARMÁCIAS

– 11. Não se esqueça das redes sociais e do site de sua farmácia
Todos os estabelecimentos precisam de redes sociais e elas fazem a diferença nas vendas. Sua atuação em mídias como o Instagram e o Facebook deve seguir algumas estratégias. O recomendado é publicar cerca de 80% de conteúdo e apenas 20% de publicidade. Evitando assim, que o conteúdo fique chato e muito comercial. Divulgue o conteúdo publicado no seu blog, capriche nas imagens, dê dicas de saúde, avise sobre promoções e novidades, e faça das redes sociais um local para interagir com seus clientes.

Conclusão

O mercado das farmácias e das drogarias segue em expansão. Para se destacar é necessário se reinventar e utilizar estratégias de gestão e vendas. Nesta publicação demos 11 ideias para inovar sua atuação nas redes sociais da sua farmácia, para administrar o estoque, para realizar ações promocionais em datas especiais, entre outros temas. Contudo, mais do que utilizar as ideias para farmácias abordadas aqui, é necessário realizar um monitoramento para ver os resultados que tais ações estão trazendo a sua farmácia; bem como se elas estão funcionando ou não.