APP de Delivery e Canibalismo a Guerra que consumidores não veem
Não adianta tentar inventar e buscar um milagre, a melhor forma de divulgação do seu delivery sempre será o ímã de geladeira, por um custo muito menor que os aplicativos você atinge diretamente o seu cliente, se bem trabalhado o seu marketing te trará um resultado MARAVILHOSO sem custos extras, comissionamentos, sem perda da sua margem…
Proprietários de padarias e restaurantes tradicionais em Londrina, Paraná, o empresário Alexandre Mello optou há cerca de um ano por aderir ao iFood. A promessa da plataforma era melhorar as taxas de cobrança (o porcentual do valor pago pelo cliente que fica para a plataforma) em relação à concorrência e aumentar as vendas das lojas do empresário por meio de promoções e parcerias diversas.
Comprovado pelas maiores redes do Brasil; a melhor forma de trazer resultado para o seu delivery é utilizando o imã de geladeira.
No início, o negócio parecia ter sido um tiro certeiro e os estabelecimentos que ele e a família comandam chegaram a atender 300 pedidos por dia. Só que aí começaram as surpresas. “Eles fazem promoções e aí vem as pegadinhas, descontando tudo de você. É sempre uma pegadinha atrás da outra”, desabafa o empresário.
A reclamação não é algo isolado. Outros empresários ouvidos pela reportagem também se queixaram de coisas como a majoração unilateral do porcentual de cobrança do app (que chega até ¼ do valor do pedido), as promoções malucas, do tipo “compre um lanche e ganhe outro”, a oferta sistemática de cupons de desconto e de entrega grátis. Isso tudo eleva os custos de operação e devora as margens de lucro dos estabelecimentos.
“Se não fizer promoção, não fizer entrega grátis, funciona. Se fizer o que eles pedem, você se rala. Um mês vem bem, outro também, depois você começa a pagar para eles. Vão quebrar os restaurantes se não abrirem os olhos”, reclama Alexandre, que abandonou as promoções ofertadas pelo iFood. “Hoje fazemos uma média de 30 entregas por dia. Melhor vender menos com pouco lucro do que vender muito, oferecer entrega grátis e ter prejuízo.”
Outro caso é o de Abelardo da Fonseca Telles Neto, que há 17 anos comanda a Pizzaria Boca de Forno, localizada no Bigorrilho, em Curitiba. Há mais de dois anos trabalhando com a plataforma, ele diz que seu negócio sofreu um baque, com queda de 40% no faturamento. O motivo? Segundo ele, a competição predatória que o iFood acaba gerando, por forçar os empresários a baixar o preço ao máximo.
“Eles estão instigando uma competição completamente predatória, mas está todo mundo se matando e ninguém ganhando dinheiro. As grandes cadeias e franqueadoras, que fecham acordo nacional, ainda ganham algo. Os pequenos comerciantes que está difícil de sobreviver”, diz Neto. “Tem muita gente reclamando, se quebrando financeiramente. Eles estão instigando essa competição agressiva e isso não está sendo positivo.”
O Bem Paraná tentou contato na tarde de ontem com a assessoria de imprensa do iFood e encaminhou um e-mail solicitando um posicionamento da empresa com relação às reclamações dos empresários. Até o fechamento desta reportagem, contudo, não houve resposta. Tão logo haja um posicionamento, a matéria será atualizada no site do jornal.
Mercado de delivery só cresce no Brasil. E há quem ganhe com isso
Apesar das reclamações de empresários, o mercado de delivery nacional cresce expressivamente no Brasil. Em 2019, por exemplo, o faturamento foi de R$ 15 bilhões, aumento de 20% em relação ao ano anterior, e a expectativa para 2020 é alcançar R$ 18 bilhões, segundo estimativa da Abrasel. O dado inclui a entrega de produtos pedidos via aplicativo, por telefone, plataforma própria e grab and go (quando o cliente compra a refeição, mas não consome no estabelecimento, como o drive thru). Apesar de não se ter um número exato, os apps de entrega lideram esse crescimento.
Proprietário do espaço gastronômico Mercado do Sal, o empresário Ricardo Luiz Buzzi tem uma visão mais positiva com relação às plataformas de delivery. “[Os aplicativos] Fortalecem os lojistas e com isso fortalece nosso negócio também. Não é um concorrente [dos restaurantes], mas um complemento e o saldo é bem positivo”, afirma o empresário. “Vem mudando o perfil do consumidor, eu mesmo sou usuário de app. Facilita muito o hábito de se comer fora e, vamos dizer assim, ‘comer fora dentro de casa’”.
Ainda segundo ele, quando um cliente experimenta uma comida ou bebida de algum estabelecimento localizado no Mercado e que adquiriu via iFood, aumenta as chances dessa pessoa querer conhecer o local pessoalmente.
Dignidade de trabalho vira diferencial para o negócio
Fonseca Telles Neto – Pizzaria Boca de Forno: “Nossos funcionários tem carteira assinada, seguro de vida. Agora, e esses aplicativos? Os entregadores estão registrados? Tem seguro de vida? E se esse homem morre? Não tem retaguarda nenhuma. Por isso a briga está injusta”, comenta, citando os gastos que os empresários têm para ajudar a sustentar o Sistema de Seguridade Social. “Montei a entrega própria para ser um diferencial. O pessoal gosta, se sentem bem com isso. Não aumentou as minhas vendas, mas não mexemos na qualidade de estrutura nem de gente que temos.”
Embora trabalhe com delivery via aplicativo, o empresário Abelardo da Fonseca Telles Neto, da Pizzaria Boca de Forno, relata que faz questão de ter uma equipe própria, com funcionários da própria empresa, fazendo as entregas de suas pizzas. Esses profissionais, inclusive, utilizam uma roupagem própria, uma espécie de fraque (imagem acima). A ideia, explica o empresário, é criar a sensação de que um garçom está entregando a pizza na casa do cliente.
Nos próximos dias ou semanas, inclusive, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) deve apresentar projetos de lei junto à Assembleia Legislativa do Paraná e às Câmaras Municipais para regulamentar essas questões envolvendo motoboys e outros profissionais que fazem entrega para os aplicativos de entrega. “Eles não têm retaguarda nenhuma, mas é o que está dando oportunidade neste momento, todo mundo precisando de dinheiro”, comenta Abelardo.
O outro lado
Nesta sexta-feira (21 de fevereiro) o iFood encaminhou uma nota se posicionando sobre as reclamações apresentadas pelos empresários paranaenses. De acordo com a empresa, são os próprios restaurantes que determinam a estratégia de preços do seu cardáio, ao passo que as promoções são acordadas entre as duas partes. Além disso, também destacou que “zela pela sua relação com os parceiros e se compromete a analisar caso a caso para tomar as medidas cabíveis”, ressaltando ainda que, em média, os parceiros apresentam 50% de crescimento nos primeiros seis meses da plataforma.
Abaixo, confira a nota encaminhada pelo iFood, na íntegra.
O iFood esclarece que os restaurantes determinam a estratégia de preços do seu cardápio e promoções são acordadas entre as duas partes. A foodtech reforça que os preços do cardápio são configurados pelos próprios estabelecimentos.
O iFood tem em sua plataforma 131 mil restaurantes cadastrados nas 912 cidades em que está presente, o que evidencia sua importância para o fomento ao empreendedorismo entre os estabelecimentos parceiros. O país tem um enorme potencial de crescimento e a plataforma visa proporcionar diversas opções de culinárias para todas as ocasiões e com diversos preços. Em média, os parceiros apresentam 50% de crescimento nos primeiros seis meses da plataforma.
A empresa zela pela sua relação com os parceiros e se compromete a analisar caso a caso para tomar as medidas cabíveis, dando as devolutivas por meio de seus canais oficiais. É importante que os restaurantes com dúvidas entrem em contato com a empresa pelos canais adequados ou ainda pelo “Portal do Parceiro iFood” para que sejam atendidos de forma eficiente. No portal, também são disponibilizadas informações sobre a plataforma e sobre as melhores práticas para os estabelecimentos.
Além disso, o iFood reforça que está sempre atento às necessidades de seus parceiros e visa contribuir para um ecossistema de alimentação cada vez mais sustentável. No caso dos entregadores cadastrados na plataforma, a empresa oferece algumas soluções para melhorar a qualidade de vida desses profissionais, como é o caso da cobertura de acidentes promovida a partir do Seguro Acidente Pessoal (inclusive no retorno para a casa dos entregadores), cursos educacionais e trilhas de conhecimento em parceria com o SESI, o Portal do Entregador e o programa Delivery de Vantagens (clube de benefícios exclusivo para entregadores parceiros da plataforma com descontos em produtos e serviços).
Não perca o seu lucro para aplicativos “milagrosos” você pode fazer muito mais sem eles