Entregas a domicílio traz vantagens ao pequeno comércio.

Comprovado pelas maiores redes do Brasil; a melhor forma de trazer resultado para o seu delivery é utilizando o imã de geladeira.

É cada vez mais complicada a logística da vida diária nas cidades brasileiras, sejam elas grandes ou médias. Ruas estreitas, muitos veículos e pouco estacionamento em municípios que crescem sem nenhum planejamento,  fatores esses que deixam o trânsito bastante estressante. Adicione a correria das jornadas de trabalho, o cansaço da rotina e tantas outras atividades e pronto: temos um terreno fértil para o crescimento de serviços de entrega de todos os tipos.

Se você tem um pequeno comércio, avalie se um serviço de delivery traria aumento de vendas ao seu negócio. Há vários segmentos que se beneficiam de um serviço de delivery – mercadinhos, frutarias, pet shops, padarias, farmácias –  ainda mais se você agregar diferenciais a esse serviço.

Vale a pena?
Há demanda para esse tipo de serviço? A resposta a esta pergunta é essencial para saber se vale a pena entregar a encomenda dos consumidores em casa. Converse com seus clientes habituais para saber se eles usariam o delivery ou preferem buscar o produto na loja. Observe concorrentes, para saber se já oferecem o serviço.

Agregando valor ao delivery
O delivery tem que facilitar o dia a dia do cliente em vez de dificultar, crie mecanismos que permitam aos clientes fazer as suas escolhas sem medo de levar para casa o produto errado ou algum que não atenda às suas necessidades. Para minimizar isso, disponibilize as fotos dos produtos comercializados em site na internet e treine atendentes para que sejam capazes de orientar os clientes adequadamente.

Agregue valor ao seu produto: se trabalha com lanches, por exemplo, você pode criar combos semanais com promoções para delivery, em determinado dia da semana. Ou entregar pães e bolos quentinhos pela manhã na casa do consumidor. Traga praticidade para o dia a dia de seus clientes – eles sempre voltarão!

Frota própria ou terceirizada?
Pode ser interessante investir na frota própria se o seu negócio atende uma região restrita e bem definida. Basta que você se lembre que adicionará aos custos do negócio o valor da aquisição dos veículos e os salários dos entregadores.

Já se a sua empresa pretende entregar em uma região mais ampla, passa a ser interessante terceirizar o sistema de entregas, deixando o serviço nas mãos de uma empresa que tenha uma frota e um sistema mais robustos, de forma a não perder clientes por conta de demora no atendimento. Outra vantagem da terceirização é a redução dos custos (em relação à frota própria), principalmente no caso do investimento inicial, que é bem menor.

Softwares de gerenciamento de rota
Não adianta oferecer um serviço de delivery demorado, que entrega o produto em condições insatisfatórias (comida fria, bebida quente e demais problemas). Por isso, se for investir na rota própria, é interessante pensar em um sistema de gerenciamento de rotas, principalmente se o seu negócio “tem horários de pico” como é o caso de lanchonetes, restaurantes e padarias, por exemplo.

Se no seu comércio as ligações não se concentram em determinados horários, com a ajuda do Google Maps, dá para organizar as entregas por meio de planilhas. Mas lembre-se que os principais motivos de o seu cliente solicitar o delivery são a comodidade e a agilidade. Não dá para deixar de entregar isso a ele!

Plano de assinaturas e cobranças recorrentes
O importante é gerenciar bem os valores que chegam. Para fidelizar de vez a clientela, uma grande ideia é criar planos de assinaturas para que o pagamento seja feito mensalmente. Você pode emitir boletos, liberar o pagamento via débito em conta ou até mesmo por cartões. Quando você oferece mais de um tipo de entrega, ou seja, kits maiores, menores, específicos para um grupo de pessoas, é importante precificá-los de forma diferente um do outro. Assim, há mais chances de atender pessoas com gostos distintos.

Aumentar sua segurança, é essencial cobrar os clientes por e-mail ou sms, através de cobranças recorrentes diretas, eficientes e impessoais. Assim, você evita a inadimplência!

Divulgação
Site bem montado, com cardápio, catálogo de produtos para facilitar a escolha do cliente, panfletos, imã de geladeira, etc, são fundamentais. A possibilidade de encomendar via internet agrega valor ao serviço. A presença nas redes sociais também é recomendada. Se a sua área de atuação é restrita, o velho e bom imã de geladeira não deve ser desconsiderado, assim como o anúncio em jornal local. Lembre-se da velha máxima: propaganda é a alma do negócio. Ter uma página no Facebook, publicar fotos, divulgar promoções já é um bom começo!