3 Fatores que antecedem um programa de fidelidade para drogaria

É comum pensar em estratégias de descontos, promoções segmentadas e cartões de benefícios aos clientes, quando você ouve falar em programa de fidelidade para drogaria. Entretanto, para as estratégias terem sucesso no seu negócio, há mudanças importantes que precisam acontecer antes mesmo de você realizar o primeiro cadastro de cliente no seu programa de fidelidade.

A mudança primordial está vinculada ao seu modo de pensar como empresário do varejo farmacêutico. trabalhar com o foco no cliente é fundamental atualmente. Então, antes de continuar a ler esse post, responda a uma pergunta: você tem uma farmácia voltada para as necessidades do seu cliente? Anote e guarde sua resposta num papel para ver novamente quando terminar de ler esse post.

Saiba que o modo de pensar como empresário pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. Existem 3 fatores importantes na atitude do empresário que antecedem a implementação de um programa de fidelidade para drogaria. Veja quais são:

1. Pratique empatia junto ao cliente:
Para escolher quais estratégias serão mais assertivas para conquistar os clientes é necessário exercitar a empatia. Ouvir o que o cliente precisa, suas sugestões e dúvidas. Colocar-se no lugar dele para compreender o que ele valoriza em uma farmácia.

Afinal, todo cliente suas expectativas atendidas ao ir até a loja e, melhor ainda, superadas. Escutando o seu cliente poderá descobrir muitas possibilidades de melhorar a sua gestão e conquistar a confiança do seu público.

Uma pequena observação do cliente muitas vezes pode mostrar pontos a melhorar na estrutura, nos processos e até na capacitação da sua equipe. Dessa jeito, você conseguirá aprimorar o seu negócio e melhorar a experiência de compra do seu consumidor.

Sair da farmácia é uma boa maneira de se colocar no lugar do cliente de farmácia, literalmente!
Olhe o balcão, a fachada, a calçada da loja e faça o caminho que ele normalmente percorreria até encontrar o produto na sua drogaria. Nesse exercício, você pode verificar de perto vários aspectos importantes da sua loja, entre eles:

SE…

… a calçada possui buracos ou problemas que dificultam o acesso do cliente à loja.

… a fachada da drogaria está nova e com boa visibilidade ou precisa de uma reforma.

… o piso da loja está com bom aspecto ou precisa ser trocado.

… a iluminação da loja está adequada e proporciona um ambiente agradável para as compras.

… as peças de comunicação estão com boa qualidade e atrativas para o cliente.

… o mobiliário está novo e bem distribuído na loja para facilitar que o cliente encontre o produto que precisa.

… os clientes são atendidos de forma ágil e com toda a atenção necessária.

… a sinalização das seções na drogaria facilita a busca do cliente pelos produtos.

Comprovado pelas maiores redes do Brasil; a melhor forma de trazer resultado para o seu delivery é utilizando o imã de geladeira.

Além desses pontos você pode encontrar outros. Analise toda a jornada de compra e verifique o que é necessário para garantir a melhor experiência para o seu cliente.

2. Buscar informações do setor de varejo farmacêutico
Você precisa ter estratégias bem estruturadas para que a sua drogaria esteja preparada para atender com excelência todas necessidades dos clientes.

O ideal é que o planejamento de negócio tenha como base informações e dados de pesquisas específicas do setor de varejo farmacêutico.

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), é um exemplo de empresa de pesquisa do setor farmacêutico. Você também pode fazer uma pesquisa junto aos seus clientes.

3.Criar um relacionamento a longo prazo com o cliente
É essencial investir em ações e estratégias que fortaleçam o relacionamento com o seu cliente, para implementar um programa de fidelidade para drogaria.  Para isso acontecer, o seu negócio precisa estar bem alinhado.

Nesse caso, é importante administrar com eficiência, realizar uma boa compra, e atender a demanda para vender mais.

Oferecer descontos para conquistar o consumidor é um ponto importante a ser planejado. O objetivo deve ser achar o equilíbrio entre o seu fluxo de caixa e o que entrega “valor” para o seu cliente.

A partir disso, é possível criar uma estratégia de precificação e de descontos em que o cliente encontre um benefício real em escolher a sua drogaria ao invés do concorrente.

Após todos esses fatores, o próximo passo é dar início na implementação de um programa de fidelidade que seja capaz de trazer ao seu negócio uma vantagem competitiva e promissora.