Delivery: aumenta a procura em farmácias e drogarias do Brasil

Comprovado pelas maiores redes do Brasil; a melhor forma de trazer resultado para o seu delivery é utilizando o imã de geladeira.

A rotina das pessoas e das empresas foi alterada com o avanço rápido da pandemia da Covid-19 no Brasil. Adaptação as novas tendências vem ganhando força. Para muitos o trabalho é em regime home office, o passeio pelas lojas se transformou em uma espécie de passeio on-line e as idas aos mercados e farmácias, em delivery, com entrega em poucas horas. Diante deste cenário, ser flexível e adaptável, mais do que nunca, é uma questão de sobrevivência.

A startup paranaense MyPharma, é quem tem percebido essas mudanças de hábitos dos consumidores. uma plataforma virtual de venda de medicamentos. Carlos Henrique Soccol (fundador e diretor de marketing da MyPharma), relata que a procura das pessoas pelas compras on-line resultou em um aumento expressivo na quantidade de acesso aos sites das farmácias e drogarias e posteriormente no fechamento das compras.

“Desde o início da pandemia no país, em meados de março, percebemos que o tráfego do site e a taxa de conversão das pessoas cresceram em quase 100%, isso confirma que as pessoas estão optando mais pelas compras on-line. Projetávamos esse número para daqui, no mínimo, cinco anos”.

Delivery – Crescimento
As drogarias e farmácias são classificadas como serviços essenciais neste período de pandemia do Covid-19. No mercado farmacêutico em que a forma de venda e entrega já não é mais a de balcão e sim, a de delivery, a capacidade de se reinventar está sendo uma questão de sobrevivência.
Flavio Bueno,  proprietário da Mix Mais Farma, possui três lojas em São Luiz, no Maranhão. Em suas lojas, entre os seus clientes, a venda de medicamentos online é a que mais tem se destacado.

“Quando entrei em contato com a startup, em novembro passado, eu fazia 31 entregas durante o mês. Em dezembro, esse número pulou para 91. Mas agora, graças ao apoio da MyPharma e com a demanda na procura por delivery, as entregas chegam a ser 30 vezes mais”, afirma.

Flavio precisou , para dar conta das demandas, qualificar seus colaboradores para atender os clientes com mais atenção e agilidade. A aposta vale também para fidelizar a clientela, oferecendo descontos especiais, embalagens personalizadas, imãs de geladeira.

“Minha equipe recebeu treinamento específico para o atendimento aos clientes online. Investimos em funcionários para cuidar somente do e-commerce, WhatsApp, telefone e das divulgações dos produtos nas redes sociais. Estamos confiantes que após o período da pandemia, as vendas online e o delivery permanecerão constantes”, completa.

Delivery – Oportunidade
Marcos Cabral Alves, da drogaria Mais Vida, de São Paulo é outro proprietário do ramo farmacêutico que tem visto a venda de medicamentos no e-commerce subirem e a opção de delivery se tornar a mais pedida. Antes da pandemia, os pedidos não passavam de 60 por dia e, agora, passou a ser o dobro.

“Há dois anos, estou com a loja virtual e o aplicativo da MyPharma. Desde então, tive uma ascensão expressiva nas minhas vendas, o que potencializou ainda mais com a pandemia da Covid-19. Acredito que quando tudo isso passar, as vendas online e o sistema delivery continuem boas”.

Com o dobro de entregas e uma clientela com perfil voltado ao virtual, assim como Flavio, Marcos também se preocupou em preparar seus colaboradores.

“Realizo treinamento e acompanhamento com cada funcionário. Direciono a forma e quem irá atender os canais de comunicação da farmácia, desde o colaborador do balcão até o entregador”.

Ele ainda aproveitou o momento delicado ao qual vivemos para demonstrar gestos de solidariedade com o próximo.

“A cada meta semanal que nossa equipe cumpre, compramos e doamos uma cesta básica para as pessoas carentes aqui de São Paulo. Isso nos conforta e fortalece para continuar a caminhada”, conclui emocionado.

CATEGORIAS DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS MAIS PROCURADOS PELOS CONSUMIDORES
cenário comparativo antes e durante Covid-19
CENÁRIO PRÉ-COVID (Janeiro a Março de 2020)
• Medicamentos em geral;
• Beleza e cuidados;
• Linha de Mamães e bebês
CENÁRIO COVID – (Março de 2020 até o momento)
• Antigripais (pastilhas, comprimidos e xaropes).
• Higiene pessoal (lenço umedecido, álcool gel, máscaras, sabonete em barra e líquidos);
• Suplementos e vitaminas;