fbpx

Dez dicas para aumentar as vendas no varejo

Além das dicas abaixo, investir no Marketing correto e deforma correta é fundamental, conte com a Gráfica Mavicle-Promo para isto e conheça os Porta Comprimidos OurBox, sempre em busca de resultado!

Cumprir metas de vendas é algo que faz parte de quaisquer negócios. Diante desse desafio, o portal Guia da Farmácia aponta dez dicas para aumentar as metas de vendas, sempre respeitando o consumidor. Acompanhe!

Cumprir metas de vendas é algo que faz parte de quaisquer negócios. Diante desse desafio, o portal Guia da Farmácia aponta dez dicas para aumentar as metas de vendas, sempre respeitando o consumidor. Acompanhe!

1. Entenda o consumidor

Conhecer não apenas o perfil do consumidor, como também o que ele busca como solução no ponto de venda (PDV) é fundamental para garantir o atendimento das expectativas e a entrega correta.

2. Utilize a força de vendas de maneira adequada

O elemento humano de loja é um fator crítico, que pode ora ampliar, ora reduzir a venda.

Nesse sentido, já está provado que mais de 75% dos consumidores saem do PDV sem realizar uma compra devido às más experiências em loja.

Portanto, é preciso treinar a equipe para que ela converta e jogue em favor da empresa.

3. Personalize o atendimento para aumentar as vendas no varejo

O consumidor quer ser conhecido e identificado de acordo com quem ele é e o que ele busca.

Portanto, outro ponto importante para garantir boas vendas está no uso de estratégias de fidelização one to one, que se tornam garantia da recompra.

4. Capacite e motive os colaboradores

Uma grande aliada para aumentar as vendas no varejo é a capacitação dos funcionários da loja. Afinal, sem orientação adequada e estímulo ao comprometimento, o negócio não evolui.

Além de treinamentos periódicos de atendimento, é sugerido que a empresa crie condições de evolução do colaborador no negócio, para que ele se sinta prestigiado e abrace com determinação as ações implantadas.

5. Seja flexível em momentos críticos

Muitas empresas tiveram bons resultados ao perceber que o cliente estava mais criterioso na compra. Para tanto, essas companhias abriram exceção às regras internas que antes faziam sentido para o negócio.

Um grande exemplo são as redes de fast food, que passaram a abrir mão da venda de combos para ofertar, com mais força, apenas um item do cardápio com preço mais competitivo.

6. Para aumentar as vendas, garanta um mix adequado

O sortimento correto é primordial para garantir boas vendas. Nessa etapa, deve-se pensar quais produtos a loja deve oferecer e quais funcionam melhor em conjunto.

Outras questões que se pode levantar são: “Quais são os produtos que atraem fluxo e vendas?”, “Quais garantem margem?”, “Marcas próprias podem ou devem ser consideradas?”.

Estas respostas são fundamentais para a garantia da rentabilidade.

7. Explore itens fora da lista

A partir do momento em que se tem um mix de produtos definido, deve se considerar como estes itens funcionam em conjunto.

Portanto, é preciso analisar qual seria a cesta complementar e como ela deve ser potencializada dentro de loja. Dependendo do caso, pode-se avaliar a criação de kits.

8. Evite rupturas para aumentar as vendas no varejo

A garantia do produto em loja é chave para o varejo. Se um dos itens da lista de compras não está disponível, é comum que o cliente saia da loja sem realizar compra alguma.

9. Pratique a árvore de decisão

Toda e qualquer exposição deve facilitar o shopper a encontrar o que procura.

Portanto, ter um pensamento lógico, que o inspire a compra e atenda a árvore de decisão do consumidor é essencial. Isso significa entender se, numa determinada categoria, o shopper compra por benefícios, por marca, por preço, ou por outros atributos.

10. Aplique técnicas de merchandising

Pode-se entender que o merchandising envolve ter a mercadoria correta, no lugar certo, na hora exata, com a quantidade adequada e preço justo.

Nesse sentido,  quando bem aplicadas, essas técnicas são capazes de lembrar o consumidor sobre a necessidade de uma determinada mercadoria, impulsionando consumo, e funcionando, assim, como um vendedor silencioso.

Fonte:https://guiadafarmacia.com.br/dez-dicas-para-aumentar-as-vendas-no-varejo/