Divulgar a farmácia e vender mais – saiba como

É preciso divulgar a farmácia, se quer conquistar mais clientes e vender mais. Você pode pensar apenas em mídias tradicionais, quando falamos de divulgação da farmácia, como jornais, outdoors e rádio.

Comprovado pelas maiores redes do Brasil; a melhor forma de trazer resultado para o seu delivery é utilizando o imã de geladeira.

Pesquise sobre as várias opções de materiais de marketing (imã de geladeira, encartes, totens, adesivos, banners, etc.) que existem e analise os tipos mais adequados para o seu negócio, antes de executar qualquer ação de publicidade na drogaria.

No interior da farmácia é possível instalar banners, displays, móbiles e adesivar paredes. Fora da loja, as paredes, fachada e a calçada podem receber peças de comunicação para atrair a atenção do cliente que passa em frente à farmácia, por exemplo.

Todos as ações que você fizer para divulgar a farmácia, lembre-se de treinar a sua equipe e manter a qualidade no atendimento aos clientes. Assim, você alcançará mais facilmente os objetivos planejados.

Além disso, em todos os casos, é preciso cuidado para respeitar a legislação vigente e também evitar a poluição visual na loja. Busque materiais de comunicação visual com boa qualidade e fique atento para renová-los com frequência.

Principais tipos de materiais para você divulgar a farmácia e vender mais

Existem diversos tipos de materiais de comunicação visual que podem ser usados tanto na parte interna como externa da farmácia. Separamos aqui os principais tipos de peças para você conhecer mais e utilizar nas suas estratégias de marketing:

» Adesivo
Podem ser feitos para aplicação em painéis, balcões, cestos, parede, etc. Outro recurso é o adesivo de chão, específico para aplicação no piso do PDV. Além disso, podem ser utilizados também para reforçar o serviço delivery no baú da moto.

» Cubos promocionais
Os cubos são uma solução prática para compor a decoração de vitrines do ponto de venda. Podem também fazer parte de um pacote de trade oferecido com materiais promocionais por determinado fabricante ou marca

.» Banner
O banner pode servir para estampar o logo da sua marca e também para indicar as especificidades da ação (promoção, localização, objetivos, descontos). Cuidado ao posicionar o banner para manter a visibilidade dos produtos e chamar a atenção dos consumidores.

» Faixas de Gôndola
Permitem que os seus produtos sejam destacados a partir da personalização de uma área da gôndola dentro do PDV. O destaque nas gôndolas e prateleiras são diferenciais muito grandes que chamam a atenção dos consumidores para determinado produto. Lembre-se de adequar a comunicação de acordo com o perfil do consumidor de cada categoria da loja.

» Testeira de Monitor
A testeira de monitor é um local que passa despercebido pelos empresários, mas é o que chamamos de ponto quente da farmácia. Todos os consumidores passam por esse ponto da drogaria, seja para falar com o balconista ou com o farmacêutico, ou para fazer o pagamento da compra. É um ótimo local para posicionar ações institucionais ou promoções.

» Totem
Muito utilizado pelos laboratórios quando têm um garoto ou garota propaganda famoso na ativação de um produto, é uma maneira diferente para destacar os produtos, marcas e imagens.

» Móbiles
São peças um pouco mais caras, mas permitem que sejam penduradas no teto e, assim, atraiam o olhar do público para a sua marca ou produto, bem como as ações dentro do espaço da drogaria. Muitas lojas utilizam o espaço aéreo da loja para posicionar as categorias e facilitar a localização do consumidor dentro da loja.

» Outdoor
Dentre as peças de ativação do ponto de venda, o outdoor é uma das mais conhecidas. Aqui é necessário ficar atento ao fluxo de pessoas na cidade para utilizar um outdoor que traga resultado para o seu negócio do varejo farmacêutico. A dica é divulgar uma ação promocional ou um diferencial da loja, como o cartão fidelidade ou um desconto específico em uma categoria de produtos, como o anticoncepcional, por exemplo.

» Jornal ou Revista
Pode ser uma mídia um pouco mais cara também, dependendo do tamanho do veículo que você deseja anunciar. Mas nesse tipo de mídia a recomendação é fazer anúncios institucionais ou uma promoção “fixa”, como fazemos com nossas lojas, a “xx-feira do Genérico”, por exemplo.

» Carro de Som ou Rádio local
Esse é um tipo de veiculação com um custo relativamente baixo para o empresário. Aqui o que acaba tendo um custo mais alto é a produção de áudio, caso a sua rede já não possua um material desse tipo. Porém, para diminuir o custo, é possível colocar um locutor falando no carro de som, que deve circular na região da farmácia e nos bairros próximos, conhecida como a região de atuação da farmácia.

» Imã de geladeira
Muitas pessoas não compreendem ou subestimam o poder de Marketing do ímã de geladeira. Mas já pararam para pensar quantas vezes por dia a geladeira é aberta? Muitas vezes. Ou seja, os ímãs têm grande potencial comercial, embora seja algo não muito falado ou conhecido. Pode ser que algumas formas de Marketing tenham ficado obsoletas com o passar dos anos, mas não os ímãs. Afinal, ninguém parou e nem vai parar de utilizar geladeiras, mesmo com a convergência midiática incessante dos últimos anos. A empresa pode ter um excelente atendimento, qualidade no serviço, mas precisa fazer bom uso do seu Marketing. Afinal, existem clientes que gostam de achar com facilidade um número de contato para seu negócio e com um ímã de geladeira, sempre colocado neste lugar acessível de conservar alimentos, a praticidade é total.

“Está querendo vender mais e fidelizar seus clientes? Então aposte numa mídia que tem sua eficiência comprovada e que vem gerando resultados para diversas empresas de delivery”

Planejamento: primeiro passo para vender mais e prosperar

Planejamento e Organização, são necessários para uma boa divulgação. Inclua essa primeira etapa na sua gestão se você quer divulgar a farmácia e vender mais. Para usar uma mídia como outdoor, jornal ou revista, é preciso de tempo para negociar com o comercial da empresa, sem falar na antecedência do envio da arte. Se você quer instalar uma peça promocional no seu ponto de venda, é preciso planejar o período em que a ação ocorrerá. Com base na data de início da ação, você deve planejar a confecção da peça junto ao seu fornecedor, assim como outros materiais como panfletos, anúncios e encartes.

O variedade de peças vai depender do tipo de ação promocional que você quer fazer e a verba disponível para investir. Aproveite para melhorar o seu planejamento e desenvolva mais ações na sua farmácia para conquistar clientes da região onde você atua!