Divulgar sua farmácia com sucesso
Comprovado pelas maiores redes do Brasil; a melhor forma de trazer resultado para o seu delivery é utilizando o imã de geladeira.
Para ter sucesso no varejo, divulgar a farmácia é fundamental. Existe uma grande concorrência nesse mercado hoje em dia, ter uma estratégia de comunicação bem traçada é muito importante.
Para se destacar dos demais concorrentes é preciso se atentar aos pequenos detalhes. As margens de produtos são cada vez menores e nem sempre é possível exercer preços tão inferiores aos concorrentes.
Para evitar a guerra de preços na região em que você atua, desenvolver melhor a comunicação da loja é essencial para divulgar a farmácia. Ter bons preços também é importante para o sucesso do negócio. Ter uma ótima comunicação, e não entregar o que o cliente espera, não adianta em nada. Lembre-se de desenvolver a maneira como a sua farmácia se relaciona com os clientes é interessante.
Dicas para você divulgar a farmácia e chamar a atenção dos clientes.
Divulgação regional
Aqui é preciso deixar claro que o posicionamento da sua farmácia é importante. Portanto, estar sempre “na cabeça” do consumidor é o ideal. Não há necessidade de ser uma divulgação constante. A dica é fazer ações pontuais, com um diferencial que realmente chame a atenção dos clientes e os leve até a sua drogaria.
Divulgar a farmácia além dos materiais de PDV também é interessante. As chamadas peças de ativação podem trazer mais fluxo de pessoas à loja. Ou também podem reforçar uma campanha ou uma estratégia de marca. Outdoors, anúncios em jornal e revista ou rádio locais são importantes para a estratégia de comunicação da farmácia.
Claro que há necessidade de investimento um pouco maior para esse tipo de mídia, mas com uma estratégia bem desenhada, planejar essas ações não requer tanto investimento.
“Imã de geladeira é a forma mais rápida de fidelizar o consumidor.”
Esse momento é ideal para captar novos consumidores e fidelizá-los com um bom preço e um bom atendimento.
Organização da loja
Materiais de comunicação estão limpos e bem posicionados, banners, displays, imãs de geladeira a mão? A comunicação no ponto de venda é muito importante para alavancar vendas de produtos que, muitas vezes, o cliente não iria comprar.
Aqui a dica é sempre renovar os materiais antes do desgaste. Peças de comunicação antigas ou muito repetitivas desestimulam o interesse do consumidor. E isso serve tanto para os produtos em promoção como também para a farmácia em si. É preciso estimular o cliente a acompanhar as novidades e sempre divulgar a farmácia de maneiras diferentes.
Quando sua loja está promovendo ações, é preciso pensar bem onde os materiais de PDV serão colocados, eles não devem dificultar a circulação na loja nem atrapalhar o acesso a produtos nas gôndolas.
Exposição de produtos
A divulgação é importante, assim como a exposição dos itens dentro da loja é fundamental. Já pensou gastar dinheiro divulgando a farmácia e não corresponder com as expectativas do cliente sobre a propaganda divulgada?
Para que os clientes encontrem os produtos com facilidade, eles devem estar bem expostos dentro da farmácia. Lembre-se que os produtos formadores de imagem de preço sempre merecem destaque especial na loja. Pontas de gôndola e o relacionamento dos balconistas com os consumidores são essenciais nesse ponto.
Ajude sua equipe a compreender quais são os produtos de maior interesse de vendas na loja. As vitaminas garantem maior margem para a farmácia, então, invista em comunicação não apenas aos consumidores, mas também com a sua equipe. As comissões devem ser claras para cada categoria e os balconistas devem entender quais produtos são mais interessantes para sugerir aos clientes.
Folheto de ofertas
No varejo farmacêutico o folheto de ofertas é muito utilizado, chama a atenção dos clientes, divulga as ofertas e promoções da loja aos consumidores é muito importante. Muitos empresários panfletam o folheto de ofertas em ruas de maior movimento próximas à drogaria.
Preste atenção ao período de validade das ofertas. Aqui é preciso pensar no seu estoque e na condição de compra dos produtos. As ofertas devem ser válidas pelo período que você conseguir comprar determinados produtos em uma condição especial. A partir do momento que você tiver que repor esses produtos, provavelmente não terá a mesma condição para vender ao mesmo preço. Esse tipo de material é fundamental para a comunicação da loja.
Além disso, lembre-se que uma loja que sempre esta em promoção acaba perdendo o diferencial quando realmente há uma condição de oferta interessante. É preciso planejamento para divulgar a farmácia em categorias diferentes. Isso pode envolver ações sazonais ou produtos específicos de acordo com a sua estratégia.
Delivery
Muitas farmácias trabalham com o sistema de delivery, lembre-se que o imã de geladeira é a forma mais confiável de fideliza o cliente a reutilizar o delivery sempre que necessário. Pode parecer simples, mas essa é uma boa maneira de se comunicar na região também. Um adesivo no baú da moto com o número de telefone da loja e o logo já pode ser motivo de aquisição de novos clientes.
A questão é ter um serviço de qualidade, que não demore para entregar os produtos. Além disso, a qualidade da arte que vai no baú da moto também posiciona a farmácia como referência na região.
Crie uma comunicação eficiente da sua farmácia e tenha mais clientes frequentando a loja no dia a dia!