Planejar as estratégias de marketing da drogaria

Para a elaboração de um planejamento completo para a sua farmácia, é primordial incluir estratégias de marketing. Qualquer ação que você for realizar terá uma verba envolvida, envolvendo assim também o departamento financeiro.

Se faz parte de alguma rede ou associação, verifique se a central já disponibiliza um calendário de ações que você possa utilizar. Se você é um empresário independente, que tal criar o seu calendário de ações para compor as estratégias de marketing da drogaria?

Ações de marketing: Calendário

O quantidade de vendas da drogaria depende de vários fatores, entre eles o período de sazonalidade. Começa plano de estratégias de marketing da drogaria, programando as compras de produtos de acordo com o tipo de produto mais vendido em cada época do ano.

O ideal é planejar a verba e destinar valores para a adquirir produtos e também para as ações de vendas.

Sazonalidade dos produtos vendidos na farmácia
O fator sazonalidade determina mudanças nos hábitos de compra do consumidor, prestar atenção às épocas do ano e às mudanças na preferência do seu cliente. Assim será possível aumentar o ticket médio na farmácia e incrementar as suas vendas.

Os períodos de Inverno e Verão, por exemplo, são ótimas oportunidades para alavancar as vendas de alguns tipos de itens. No período de calor, repelentes, bronzeadores e protetores solares são grandes aliados nas vendas. Já na época de clima mais frio, aposte em hidratantes e óleos corporais, pastilhas, hidratantes labiais, vitamina C, etc.

Vai ajudar a incrementar as vendas com ações promocionais para públicos específicos, se incluir no calendário as datas comemorativas com maior movimento no comércio em geral.

Datas importantes que você pode incluir na estratégia de marketing da drogaria são:

Carnaval
Há um aumento da venda de preservativos, linha de desodorantes, maquiagem e MIPs da categoria Sistema Digestivo.

Dia da Mulher
Aumentar o ticket em produtos de beleza e higiene, perfumes, dermocosméticos, suplementos vitamínicos voltados para o público feminino.

Dia de Combate à Hipertensão
Ações de atenção e prevenção à saúde podem atrair mais clientes com doenças crônicas e fidelizar a sua carteira já existente.

Dia das Mães
Momento para montar kits com produtos cosméticos voltados para mães.

Dia dos Avós
Pode utilizar a data para fazer ações promocionais e de atenção farmacêutica para o público idoso.

Dia dos Pais
Momento para fazer kits com produtos de higiene e cuidados pessoais para o público masculino. Os suplementos e vitaminas também são bastante procurados pelos homens.

Dia do Cliente
Estreite o relacionamento com seus clientes nesta data, na forma de agradecimento pela preferência em comprar na sua drogaria.

Outubro Rosa
Uma época bastante divulgada na mídia em geral que você também pode incluir a marca da sua drogaria.

Novembro Azul
É uma época cuja importância das ações tem aumentado nos últimos tempos e você pode atrelar ações de prevenção à sua marca.

Black Friday
Planejar descontos vantajosos para os seus clientes.

Natal
Comemoração e uma época de férias em família. Lembre de incluir produtos para adultos e crianças na estratégia de marketing da drogaria.

Atenção à legislação
Consulte o site da Anvisa para conhecer as normas vigentes. Ao fazer o seu planejamento de marketing, é importante consultar a legislação brasileira sobre propaganda e promoções. A assessoria de especialistas também pode ajudar você a fazer uma campanha promocional conforme a Lei determina. Depois de verificar todos os detalhes e estabelecer a verba, é hora de executar o seu planejamento e aumentar as vendas!

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